Condutores de veículos, que costumam ocupar as vagas regulares do estacionamento localizado ao longo da Rua Francisco Drumond, nesta segunda-feira (22/8), foram surpreendidos por uma ação educativa da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari que, em parceria com a União dos Deficientes de Camaçari (Udec), ocuparam os espaços disponíveis para veículos com nove cadeiras de rodas. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022.
De acordo com o diretor-superintendente da STT, coronel Alfredo Castro, a ação visa promover a conscientização dos motoristas sobre os direitos das Pessoas com Deficiência (PcDs). “É um dever de todos nós respeitar o direito que o cadeirante tem, de estacionar na vaga que é reservada para ele. Esta sensibilidade deve fazer parte do nosso dia a dia”, destacou o gestor ao lembrar que todos os servidores trabalham o ano todo, no sentido de educar a população para um trânsito mais pacífico.
Além da ocupação dos espaços de estacionamento regular com as cadeiras de rodas, foram expostas placas com frases, muitas vezes usadas por motoristas infratores, como: “É só um minutinho!” e “Tem muitas vagas, uma só não vai fazer falta”. Também foi instalado no local um painel de mensagens viárias (PMV), com dizeres que alertam para o respeito aos direitos dos cadeirantes.
O presidente da Udec, Fredson Soares, contou que há 7 anos foi assaltado, quando foi atingido por um tiro, desde então, passou a depender de cadeira de rodas para se locomover. Morador do bairro Alto da Cruz, ele comentou sobre a parceria com a STT, dizendo, “trabalhamos, continuamente, com a inclusão e conscientização da sociedade, e qualquer evento que venha falar da pessoa com deficiência, estamos lá, porque nada é sobre nós, sem nós”. Na oportunidade, Fredson parabenizou o governo pela iniciativa, e concluiu dizendo que, “é importante provocarmos a sociedade sobre esta causa. Não é fazer as pessoas sentirem o prejuízo no bolso, mas serem sensibilizadas no coração”.
Além dos agentes que, diariamente fazem a fiscalização e ordenamento do trânsito na cidade, também trabalharam na ação, servidores da Assessoria Técnica, da Coordenação de Educação para o Trânsito e da Gerência de Trânsito. Ao ver os trabalhos da equipe, o motociclista Fabrício Pereira, morador do Verdes Horizontes, comentou, “esta iniciativa é muito válida, e tomara que as pessoas que costumam fazer isto tomem consciência e coloquem em prática o que aprendem na autoescola, que ensina, não só sobre seus direitos, mas também o direito do próximo”.
Como sugestão, para melhorar a visibilidade da demarcação da vaga exclusiva dos cadeirantes, Luzia Peres, de 60 anos, chamou a atenção para a sinalização vertical, pontuando que, “às vezes, o motorista apressado não percebe a marcação pintada no chão e estaciona indevidamente. Para que isto não aconteça, seria bom que, além da marca no chão, tivesse uma placa que chamasse mais atenção. Assim, não tem como o condutor falar que não viu”.
Tázila Silva, que trabalha há 4 anos em uma loja em que na frente tem uma vaga exclusiva para cadeirantes, disse que o dia todo presencia motoristas, sem qualquer deficiência, estacionarem no local. “Vira um transtorno. É uma irregularidade atrás da outra. Quando não ocupam a vaga da pessoa com deficiência, botam o carro na vaga do idoso, e até naquelas destinadas para motos. Já perdemos vários clientes por causa disto”, desabafou a comerciante, que elogiou a ação da STT, “estão de parabéns, e esperamos que a população se conscientize”.
Vale pontuar, que todos os PcDs têm direito ao Cartão de Vaga de Estacionamento, que vale em todo território nacional, e é emitido pela STT. Os interessados na aquisição do documento podem se dirigir à sede da STT, localizada na Rodovia BA-512, Loteamento Espaço Alpha, Jardim Limoeiro, s/nº; na Ouvidoria do órgão, instalada no Terminal Rodoviário de Camaçari; ou ainda, na unidade que funciona na Prefeitura Avançada da Costa, em Vila de Abrantes; munidos de laudo médico, documento oficial com foto e comprovante de residência, e solicitar sua credencial. Desde janeiro de 2017, já foram disponibilizados 433 cartões para Pessoas com Deficiência do município.
Foto: Jean Victor