A manhã desta quarta-feira (20/7) foi especial para as mulheres que moram no bairro Parque das Mangabas, em Camaçari, que atenderam ao convite e participaram da 2ª edição do projeto itinerante Fala Mulher, promovido pela Secretaria da Mulher (Semu). A iniciativa, que foi abraçada e bem recebida desde a primeira edição, busca levar conhecimento e políticas afirmativas para diversas localidades do município.
Além disso, durante a atividade, a secretaria ofereceu o atendimento com assistente social, psicóloga e advogada, que ficam à disposição para esclarecer dúvidas de mulheres vítimas de violência e prestar o acolhimento necessário. Os atendimentos são privados e ocorrem sob sigilo. Além disso, ao longo do segundo semestre, o projeto irá percorrer comunidades, visitando instituições e levando saúde emocional para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Segundo a titular da pasta, Fafá de Senhorinho, a iniciativa tem como objetivo desenvolver uma série de ações que contribuam para a autoestima e a autoconfiança de mulheres que são vítimas de violência. “Que a nossa equipe sirva também como catalisador e divulgador dos direitos e de como a mulher pode agir em situação de violência doméstica. A ideia é que a gente possa fazer esse processo de conscientização em diversas localidades do nosso município”, explicou a secretária.
Catarine Fernandes, 23 anos, presente no encontro, reforçou a importância da mulher ter coragem de buscar seus direitos, conhecer as redes de atendimento e buscar auxílio sem ter medo de um recomeço de uma vida diferente, sem violência. “Infelizmente, muitas ficam caladas e permanecem na mesma situação, por falta de suporte familiar, medo e não saber onde buscar suporte. Esse encontro é de grande importância e esclarecedor, não importa a classe social, qualquer mulher pode sofrer violência”, declarou.