Vice-prefeito de Camaçari prestigia Sessão Especial pelos 74 anos da Câmara Municipal

0
Compartilhe:

O vice-prefeito de Camaçari, José Tude, representando o prefeito Elinaldo Araújo, prestigiou, na noite desta terça-feira (19/4), a Sessão Especial em comemoração aos 74 anos da Câmara de Vereadores. A ocasião serviu para celebrar e homenagear personalidades importantes que marcaram e marcam a história desta, que também é conhecida como “Casa do Povo” e que, sobretudo, colaboraram para a construção de uma instituição forte e atuante.

O vice-prefeito, ao falar do momento festivo, declarou-se emocionado por reencontrar amigos antigos e desejou vida longa à Casa Legislativa. Comentando sobre o então vereador Elinaldo, Tude lembrou que “foi nesta Casa que nosso prefeito exerceu com brilhantismo dois mandatos, dando início à sua grande missão, que é cuidar do povo desta cidade”.

“A democracia começa na Câmara Municipal. Nestes 74 anos de existência, a Câmara só merece aplausos”, discursou o vice-prefeito, que foi um dos homenageados da noite, e recebeu uma honraria das mãos do presidente da casa. Já o gestor da Secretaria de Governo (Segov), José Gama, que também participou das comemorações, pontuou, “hoje Camaçari se alegra pela integração, participação democrática e respeitosa que é feita nesta Casa”.

Na oportunidade, entre os convidados estavam ex-presidentes, ex-vereadores, além de demais personalidades que se destacaram na formação do Poder Legislativo da cidade. Segundo o presidente da Casa Legislativa, vereador Júnior Borges, a ideia da sessão é resgatar a história da Câmara através dos depoimentos e das lembranças de episódios importantes, além do reconhecimento do trabalho conjunto para o fortalecimento da instituição.

Ainda participaram do evento, secretários e subsecretários municipais, familiares de ex-parlamentares homenageados e grande público.

História

A Câmara Municipal de Camaçari foi criada oficialmente em 21 de março de 1948. As primeiras sessões foram realizadas na antiga sala de audiências, no prédio da prefeitura, por 43 anos, contando com apenas oito vereadores. Em 24 de agosto de 1991, foi então inaugurado o prédio da “Casa do Povo”, que funciona até os dias atuais na Rua de Contorno do Centro Administrativo de Camaçari.

Desde 1948, os representantes do Poder Legislativo Municipal são escolhidos através do voto popular. Camaçari elege seus vereadores há 64 anos, de forma democrática e livre. Mesmo durante os 20 anos do Regime Militar (1964-1985), quando as eleições majoritárias – nas quais se escolhe prefeitos, governadores, senadores e presidentes, foram suspensas – as representações legislativas continuaram a ser eleitas.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui