Após iniciar a fase das cirurgias eletivas com 50 procedimentos cirúrgicos de catarata, esta semana o Sesau Fila Zero continua com a oferta do serviço, desta vez, iniciando as cirurgias gerais. Nesta segunda-feira (21/2) ocorreram as primeiras cirurgias de hérnias, histerectomia e laqueadura. Até o final da ação, o programa realizará aproximadamente 4 mil cirurgias eletivas, divididas em 10 especialidades e cerca de 30 subespecialidades.
O Sesau Fila Zero começou dia 10 de janeiro para zerar a fila de espera acumulada no período de setembro de 2019 a agosto de 2021. O secretário da Saúde, Elias Natan, tem acompanhado de perto cada passo da iniciativa. “É muito gratificante ver a felicidade das pessoas que estão sendo atendidas. A cada depoimento que ouvimos renovamos as forças por sabermos que estamos indo no caminho certo. Começamos as cirurgias gerais com as de hérnia, histerectomia (mioma) e laqueadura. Em seguida, teremos as proctológicas e as de cisto vaginal e plástica vaginal. Aos poucos, seguindo um mapa cirúrgico, iremos ampliando para as outras especialidades”, afirmou.
Diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito explicou que, “ao receberem alta, os pacientes já vão para casa com seu kit alta contendo todos os medicamentos prescritos no pós-operatório. Temos trabalhado com total dedicação para oferecer o melhor às pessoas”, pontuou.
Dona Maria José não conseguia conter a alegria ao ver seu filho, Ruan de Jesus, livre de uma hérnia que lhe incomodava há anos. “O Sesau Fila Zero foi uma benção em nossa vida. Desde 2020 estamos aguardando essa cirurgia. Era de partir o coração chegar em casa todos os dias e ver meu filho sofrendo de dor por causa dessa hérnia. Nós só temos a agradecer ao prefeito Elinaldo, ao secretário Elias Natan e sua equipe por todo atendimento”.
A mesma felicidade de dona Maria estava estampada nos olhos de Jerusa dos Santos e Cláudia Santana que aguardavam na sala pré-cirúrgica. “Estou feliz demais por este momento tão aguardado. Graças a Deus chegou a minha vez. O Sesau Fila Zero veio na hora certa”, disse Jerusa, que teve suas palavras complementadas por Cláudia Santana, “Tinha muita gente na fila de espera como eu. E agora estamos sendo beneficiadas. Só temos que agradecer ao Sesau Fila Zero que chegou para beneficiar a população”, concluiu.