Prefeito Elinaldo inaugura unidade de atendimento do Sesau Fila para acabar com a espera de mais de 90 mil procedimentos

0
Compartilhe:

Acompanhado do secretário da Sesau, Elias Natan, do vice-prefeito, José Tude- e demais autoridades, o prefeito de Camaçari Antônio Elinaldo inaugurou a unidade de atendimento do Programa Sesau Fila Zero. O evento realizado nesta segunda – feira (10/1) representa um marco na área da saúde do municipio.

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), a ação Sesau Fila Zero tem como meta zerar a fila de espera de exames, consultas e cirurgias eletivas do período de setembro de 2019 a agosto de 2021.

Ao todo são quase 95 mil procedimentos em fila de espera nesse período. A ação, que tem previsão de durar de seis a oito meses, atenderá de segunda a sábado 350 pessoas, sendo 250 para consultas e exames e 100 para cirurgias.

O secretário da Sesau, Elias Natan, explicou a dinâmica da ação. “Todas as pessoas que serão atendidas no Sesau Fila Zero foram e estão sendo agendadas nas unidades de saúde após passarem pela consulta de validação, que iniciamos em outubro de 2021 nas unidades de saúde. Nossa equipe tem ligado para os usuários da fila de espera para passarem por essa consulta, que tem o objetivo de verificar se a pessoa ainda tem a necessidade de realizar o exame, a consulta ou a cirurgia, e após isso agendar o dia que o usuário será atendido no Fila Zero”, detalhou o secretário.

O prefeito Elinaldo Araújo destacou a importância da ação. “A previsão inicial é de um investimento de R$ 10 milhões. Se necessário for, iremos ampliar a ação além do período previsto. Só iremos parar quando zerarmos a fila de espera. Camaçari tem saído na frente em muitas ações na saúde. No enfrentamento ao coronavírus saímos na frente com os leitos de UTI e leitos clínicos, além da ampliação do atendimento nas unidades de saúde para pacientes sintomáticos; depois com o Centro de Vacinação, e agora estamos atuando para zerar essa fila de espera que se agravou durante a pandemia da Covid-19”, explicou.

Quem será atendido

De acordo com a Sesau, para saber se está habilitado para ser atendido no Sesau Fila Zero o usuário, que entrou na fila de espera no período de setembro de 2019 a agosto de 2021, deve ir até a unidade de saúde de seu bairro ou ligar para o call center 156. “Todas as unidades de saúde têm a relação nominal das pessoas. O mesmo no call center. Aqui no Sesau Fila Zero só estamos atendendo as pessoas que já passaram pela consulta de validação na unidade de saúde”, explica Elba Brito, diretora de Controle e Avaliação do SUS.

Marcando presença logo nas primeiras horas da ação, o morador de Monte Gordo, Edvaldo Santos, de 51 anos, aprovou a iniciativa. “Para mim esse programa vai ser ótimo porque vai resolver não só a minha situação, mas a de todos que estavam aguardando na fila”, disse. Em concordância com a opinião de Edvaldo, Beatriz Lacerda também aprovou a iniciativa. “É necessário, afinal de contas, tinha muita gente precisando de atendimento e por isso é um programa importante”, finalizou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa, acompanhou o início do Sesau Fila Zero de perto. “Estou muito feliz em ver essa ação sendo iniciada. Nós do conselho temos batido nessa tecla da fila de espera por muito tempo. Parabenizo, em nome do conselho, o secretário Elias Natan e o prefeito Elinaldo pela coragem em encarar esse problema de frente e trabalhar para resolvê-lo”.

Recadastramento SUS Municipal

Junto com o Sesau Fila Zero começou também o recadastramento do cartão SUS municipal para o cartão Viva + Saúde. O objetivo é recadastrar todos os usuários do sistema de saúde municipal e acabar com a demanda de pacientes de cidades vizinhas que fazem uso dos recursos investidos na saúde de Camaçari. Atualmente a cidade tem pouco mais de 330 mil habitantes e mais de 600 mil cartões SUS.

Inicialmente serão recadastrados todos os usuários agendados que serão atendidos no Sesau Fila Zero a partir desta segunda. A partir de fevereiro, o recadastramento será aberto para todos os munícipes nas unidades de saúde conforme estratégia de atendimento que será divulgada posteriormente.

Para realizar o recadastramento no cartão SUS é necessário que o usuário apresente os seguintes documentos: documento de identificação com foto, Cartão SUS atual e comprovante de residência.

São válidas como comprovante de residência os seguintes documentos conforme portaria municipal 51/2018:

– contas de consumo: água, energia elétrica, gás canalizado, operadora de internet ou telefone fixo, expedidas no prazo máxima de noventa dias;

– correspondência ou documento expedido por órgãos oficiais das esferas Municipal, Estadual ou Federal, com data de emissão de no máximo noventa dias;

– correspondência de instituição Bancária Pública ou Privada, ou ainda de administradora de todos os cartões de crédito, faturas de planos de saúde, TVs a cabo, redes de supermercados, rede de lojas e boleto de condomínios cuja identificação (nome e endereço do titular) esteja impressa na própria fatura ou correspondência, com data de expedição de no máxima noventa dias.

– contrato de aluguel ou declaração do proprietário, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui