No ano de 2021, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) garantiu a qualificação e organização de ambulantes, a limpeza urbana, iluminação pública, o transporte universitário, vigilância patrimonial, os serviços ofertados por meio da defesa civil, além da manutenção e ordenamento de cemitérios públicos e as condições adequadas para o funcionamento das feiras e mercados no município. A pasta dedicou-se a cumprir sua missão dentro do Poder Executivo, buscando garantir bom fluxo de atividades que reverberem na melhoria da qualidade de vida do cidadão.
A Diretoria de Serviços Urbanos (Dirsu), através da Coordenação de Iluminação Pública, realizou cerca de 22 mil serviços de manutenção, entre sede, costa e zona rural. Foram instalados diariamente 60 pontos de iluminação entre janeiro e dezembro, com média mensal de 1.819 posições.
Destaca-se a arrojada iluminação natalina, que em 2021 contemplou, na costa, as entradas de Abrantes, Jauá, Areias, Arembepe, Barra do Jacuípe, Barra do Pojuca, Monte Gordo, Itacimirim e Guarajuba. Na sede, receberam iluminação natalina o Horto Florestal, os viadutos do Trabalhador e da Cascalheira, Centro Administrativo, as praças dos 46, Abrantes e Desembargador Montenegro, além da Cidade do Saber, e as Avenidas, Deputado Luís Eduardo Magalhães (antiga Comercial), 28 de Setembro (Radial A), Drº. Manoel Mercês (Radial B), parte da Tupinambás (Radial C), Getúlio Vargas, Industrial Urbana e Jorge Amado, bem como as ruas Francisco Drumond e Duque de Caxias.
Já a Coordenação de Limpeza Urbana (CLU) apostou em inovação. Na busca de novas soluções para o descarte de resíduos sólidos e coleta seletiva, a Sesp em dezembro entregou contentores soterrados (lixeiras subterrâneas) na praia de Jauá. Arembepe é a próxima área a receber a solução, que funciona como projeto-piloto. O objetivo é promover o desenvolvimento e a adoção de alternativas que imprimam maior eficiência à limpeza pública do município.
A Dirsu, também por meio da Coordenação de Limpeza Urbana, recolheu em torno de 96 mil toneladas (t) de resíduos domiciliares entre sede, costa e zona rural. De entulho, foram pouco mais de 105 mil t, de forma manual e mecanizada. De varrição manual e mecanizada, foram cobertos quase 300 mil quilômetros (km) de vias e logradouros públicos, com aproximadamente 4 mil horas/máquina de capinação mecanizada.
A CLU, entre outubro e dezembro, ainda realizou serviços de paisagismo nas praças Desembargador Montenegro e do Ponto Certo. Receberam serviço semelhante a Praça Abrantes, em maio; e, entre julho e setembro, a entrada de Barra do Jacuípe e as praças Salustiano Santiago de Souza (antiga Amendoeiras), em Arembepe, e João Ramos Corôa, no 46, ambas na sede.
Na Praça João Ramos Corôa, a Diretoria de Serviços Urbanos, por meio da Coordenação de Iluminação Pública, também requalificou a iluminação pública do equipamento, realizando a revitalização de 54 postes, e instalando 147 luminárias de LED. Em julho foram feitos investimentos na qualificação da iluminação pública na Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva – Dr.ª Eugênia. Por lá, foram instaladas 60 luminárias de LED na área dos quiosques. Em agosto, foi a vez da Massaranduba receber a instalação de 274 braços de iluminação pública com potência entre 150 watts (w) a 250 w.
A Sesp, por meio da Coordenação de Transporte Universitário (CTU) da Disu, realizou o recadastramento de alunos antigos e o cadastramento dos novos, mesmo sendo o retorno às aulas presenciais, no ensino superior, algo ainda incerto. Durante os seis primeiros meses do ano, a secretaria acompanhou de perto a iminência de retorno às aulas presenciais pelas instituições de ensino superior, procurando nesse período sanar dúvidas e orientar o público estudantil, usuário do serviço.
Entre julho e setembro foi organizado o planejamento para início desse trabalho, e setembro foi todo dedicado à realização do recadastramento on-line, o que garantiu segurança sanitária, agilidade e comodidade aos beneficiários. Até 29 de outubro, o sistema para cadastramento de novos usuários ficou aberto, por meio do endereço https://sistemas.camacari.ba.gov.br/sesp/transporte_universitario/.
Entre 13 a 29 de outubro, a equipe da CTU atendeu presencialmente os estudantes que quiseram garantir sua vaga, orientando, recebendo e conferindo documentação, a fim de verificar se a pessoa interessada preenchia os requisitos exigidos em decreto. Nesse processo, 523 pessoas inscreveram-se. Destas, 381 foram habilitadas, 122 não entregaram documentação de modo presencial, e 20 ainda estão com pendências de naturezas diversas.
Ao final do cadastramento, a Sesp compilou dados a fim de fazer melhorias no serviço e otimizar recursos públicos investidos no programa. Por meio do levantamento de informações, atualmente sabe-se que: a Unime de Lauro de Freitas respondeu por 27% da demanda do Transporte Universitário; cursos de saúde apresentam maior demanda pelo serviço; o maior número de alunos é relativo ao período noturno (66,7%), seguido pelo matutino (29,9%) e vespertino (3,4%). O planejamento para 2022.1 já foi iniciado pela pasta.
Outro braço da Sesp, a Diretoria de Ordem Pública (Dirop), por meio da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização do Comércio Ambulante de Camaçari, realizou levantamento de dados que permitiu a regularização de 980 ambulantes na sede. Na costa, foram recadastrados 579 profissionais informais e 324 baianas de acarajé.
A secretaria aliou o esforço do recadastramento à qualificação em empreendedorismo, viabilizada pela parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria do Turismo (Setur). Foram contemplados com turmas formativas em Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Monte Gordo, 344 ambulantes e baianas de acarajé recadastrados, que atuam em toda a costa. Para Itacimirim e Barra do Pojuca, a qualificação acontecerá em fevereiro de 2022. Aliado a esse trabalho, desde junho, a Sesp mantém fiscalização educativa na costa aos fins de semana.
A Coordenação de Feiras e Mercados, outro núcleo da Dirop, realizou serviços contínuos nos centros comerciais situados na sede e costa, como lavagem, higienização, dedetização e manutenções pontuais.
A Feira (Centro Comercial), na sede, além dessas ações, teve sua rede de esgoto desobstruída, recebeu manutenção de banheiros, de trecho de gradil e das escadas de estrutura metálica. Foram substituídas telhas translúcidas, lâmpadas, a viga estrutural do anexo (hortifrúti), assim como tampas de ferro de caixas de gordura. Extintores receberam recarga e reposição. O Shopping Costa Pinto, também no Centro, ganhou pintura interna, de corrimão e de guarda-corpo, substituição de portas, além de manutenção do forro de PVC.
No Mercado de Monte Gordo, foram realizadas: manutenção nos banheiros e em parte do telhado, substituição de lâmpadas e desobstrução da rede de esgotos. Em Barra do Pojuca, foram feitas substituições de telhas translúcidas e manutenção nos banheiros e também na parte elétrica interna do equipamento.
A Dirop, ainda, por meio da Coordenação de Vigilância Patrimonial, realizou monitoramento e rondas em todos os órgãos e prédios públicos do município, com destaque para quatro novos postos de serviço: prédio do Soma LGBTQIA +, a partir de janeiro; Núcleo de Atendimento Social em Barra do Pojuca, a partir de julho; Horto Florestal, a partir de agosto, equipamento que passou a contar com vigilância aliada a sistema de monitoramento com câmeras e alarmes; e na Junta Médica, cujo posto está situado no edifício Jacuípe Prime. Além disso, são alvo de monitoramento com câmeras e vigilância ostensiva, bem como por meio de viaturas, as praças Desembargador Montenegro, Abrantes e João Ramos Corôa, mais conhecida como dos 46.
A prefeitura de Camaçari, por meio da Dirop, iniciou no segundo semestre de 2021 a construção de mil urnas funerárias no Cemitério Jardim da Eternidade, na Gleba H. A previsão de entrega é no primeiro semestre de 2022. A realização decorre da parceria entre a Sesp e a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Em todos os cemitérios públicos municipais- Gleba C, Gleba H, Barra do Pojuca, Monte Gordo, Arembepe, Vila de Abrantes e Parafuso -, a Sesp realizou a manutenção ordinária, prestando os serviços limpeza, pintura, roçagem, capinagem, sacheamento, varrição e coleta de resíduos. Em seu conjunto, no segundo semestre, foram realizados 1.628 sepultamentos nos equipamentos funerários de Camaçari.
A Coordenação de Proteção e Defesa Civil atendeu 2.107 diligências em 2021. Capturas e apreensões de animais, inclusive abelhas e marimbondos, perfizeram um total de 970 ocorrências, enquanto que combate a incêndios resultou em 236 chamados. Através do órgão, foram cortadas, podadas ou remediadas quedas de 252 árvores.
Quanto a chamados relativos a deslizamento de terra, alagamento e ou enchente, foram 154 no total do ano. A Defesa Civil realizou 394 vistorias técnicas ao longo de 2021, que se somam a 229 atendimentos relativos a doação de lonas, afogamento, risco de desabamentos e desabamentos, acidentes de trânsito, entre outros.