Retorno às aulas presenciais,criação e manutenção de programas educacionais marcam os terceiro trimestre da Seduc

0
Compartilhe:

Passados os nove meses de 2021, a Secretaria da Educação (Seduc) apresenta um balanço atualizado das ações realizadas pela pasta durante este período. Entre as atividades desenvolvidas, destaque àquelas executadas no terceiro trimestre, com foco na retomada das aulas semipresenciais e nas adequações das unidades escolares para que o retorno ocorresse de forma segura para os alunos, professores e demais colaboradores das escolas.

Após a suspensão das atividades presenciais, em virtude do enfrentamento à Covid-19, em agosto deste ano, os mais de 37 mil estudantes puderam retornar às aulas, de forma híbrida (presencial e on-line) e escalonada. A medida foi possível mediante esforços da gestão municipal para atender aos critérios do protocolo de segurança sanitária. A secretária da pasta, Neurilene Martins, fez diversas visitas nas unidades da sede e costa do município, a fim de verificar o cumprimento dos protocolos pedagógicos e de segurança.

Em prol de efetivar ações integradas para promover o engajamento das equipes e potencializar o apoio às escolas nas dimensões pedagógica, administrativa e social, entre as diretorias da Seduc, vários encontros foram realizados nos últimos três meses com o “Grupo de Trabalho (GT) Volta às Aulas da Seduc”.

No que tange a oferta da alimentação de qualidade para a merenda dos alunos, a Seduc realizou as adequações necessárias para manter a qualidade nesse novo momento. De acordo com a pasta, em torno de R$ 7,7 milhões foram investidos na compra de alimentação para os estudantes.

A Prefeitura de Camaçari empenhada em garantir que todas as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino estivessem preparadas para receber os alunos priorizou as ações de melhorias, manutenção, adequações, reformas e requalificações nas unidades de ensino, para adaptação ao novo cenário.

Também nestes últimos três meses, a Seduc concluiu a entrega de três etapas do Vale Merenda, completando seis etapas neste ano de 2021. De acordo com a Seduc, de abril a setembro foram entregues tickets, destinados ao uso exclusivo para compra de alimentos, totalizando um investimento de um pouco mais de R$ 1,5 milhão por mês.

Em setembro, a Seduc promoveu a formação de cuidadores educacionais que atuarão em 32 escolas de Camaçari, com entrega dos certificados para os profissionais que atuarão nas unidades, construindo uma história de inclusão no município. A formação desenvolveu vivências teóricas e práticas, que teve dentre os conteúdos abordados as especificidades e questões administrativas e éticas exigidas na função.

Para celebrar os 263 anos de emancipação política de Camaçari, celebrado em 28 de setembro, a Prefeitura, através da Seduc, se adequou ao momento pandêmico vivido por todo o mundo, e promoveu um desfile virtual. Com a temática “Escolas presentes em cenário de esperança”, cerca de 400 estudantes, personalidades das comunidades e gestores educacionais contribuíram com a construção do projeto, que foi transmitido pela TV Câmara, no Canal 25.1 da TV Litorânea, e também pelo YouTube da instituição.

Outras ações que tiveram atenção especial pela pasta foi a palestra “Família e escola construindo juntas a principal rede de apoio em prol da inclusão escolar, um tratamento especial no engajamento da família no processo de educação de estudantes com deficiência; lançou o livro digital “Práticas inovadoras no ensino de Matemática e Língua Portuguesa: da formação docente à sala de aula”; assim como deu os primeiros passos para oficializar a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a fim de discutir a cultura antirracista, com perspectiva de uma infância sem racismo nos espaços escolares.

No primeiro semestre foram muitos trabalhos desenvolvidos e para ampliar as ações pautadas nas questões relacionadas à comunidade escolar, a Seduc passou a contar com a Coordenadoria de Inclusão Educacional. A estrutura foi fortalecida e tem quatro Grupos de Trabalho (GT): educação especial, educação do campo, educação quilombola e educação antirracista. Foram instituídos ainda, os comitês de curadoria e escolar.

Ainda durante o primeiro semestre, O Mais e Melhor Educação: em Casa norteou a gestão da Seduc. Através do programa, diversas ações foram realizadas, desde a finalização do ano letivo 2020, com aulas remotas, às Escolas Formadoras e a Jornada Pedagógica 2021 – realizada em três etapas, com a proposta de capacitar os docentes e a comunidade escolar para organizarem as propostas pedagógicas, de modo a continuar ofertando em 2021 o ensino remoto em tempos de pandemia e aprimorar a inteligência colaborativa da rede.

Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui