A Secretaria da Habitação (Sehab) instalou no bairro do Burissatuba um centro de atendimento para os moradores da poligonal inserida no Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). O espaço funciona na casa nº 4, localizada no conjunto habitacional pertencente ao programa.
A iniciativa do setor de assistência social da pasta tem como objetivo realizar o monitoramento e acompanhamento da área de intervenção junto às famílias elegíveis, e acontecerá no bairro para que os contemplados não precisem se deslocar até a Sehab, uma vez que que apenas os moradores da região do Burissatuba serão beneficiados pelo programa. O atendimento inicia na terça-feira (21/9) e será realizado de segunda à quinta, das 9h às 15h.
De acordo com a coordenadora do setor social, Nilza Pinheiro, a ação se deu para que os beneficiários possam acompanhar de perto a sua situação. “Estamos focados em acelerar o processo para a entrega de todas as etapas que envolvem o programa. É uma força-tarefa para que consigamos finalizar o mais rápido possível, e assim promover o acesso das famílias a uma habitação digna e regular”, afirmou.
O programa
O programa de Obras de Urbanização e Assentamentos Precários, que recebe investimento do FNHIS, é vinculado ao Governo Federal. Um conjunto de moradia popular está em processo de implementação na comunidade e, em parceria com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), 12 casas pulverizadas são construídas no entorno deste conjunto.
A edificação das casas pulverizadas segue em conformidade com modelo dos imóveis que compõem o conjunto habitacional, que possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro, e serão destinados às famílias que residem em extrema vulnerabilidade. O desenvolvimento desta ação resultará, ao todo, na consolidação de 250 moradias, entre as que integram o residencial e as construídas no entorno dele.
Além das construções de moradias, a iniciativa prevê a melhoria de 67 residências, que vão receber intervenções como colocação de telhado, pintura das paredes, e revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
Ainda está incluso no programa, a regularização fundiária; implantação de rede de água; drenagem pluvial; esgotamento sanitário; execução do procedimento de base e sub-base nas ruas projetadas do residencial, para que possa receber posteriormente a pavimentação asfáltica; e a terraplanagem no espaço destinado para o lazer e entretenimento das famílias com a implantação do centro comunitário, praça, quiosque e quadra.
O fim das obras e entrega de todas as intervenções estão previstas para dezembro de 2021, podendo ser estendido o prazo caso haja alguma eventualidade.