O 8 de abril é lembrado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A iniciativa prioriza conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais acomete mortes em pessoas em todo o planeta: o câncer.
Depedendo, o câncer pode ter vários sintomas e, as causas também, deste motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.
No Brasil, a patologia também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.
Estimativas de Câncer no Brasil. O Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2020/2022, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Se descontados os casos de câncer de pele não melanoma, serão 450 mil novos registros da doença para cada ano.