Totalizando mais de 12 mil atendimentos nas duas primeiras edições, acontece, neste sábado (3/9), na Unidade de Saúde da Família (USF) Fonte das Águas, em Arembepe, mais uma edição do Sesau Fila Zero Itinerante, iniciativa promovida pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesau).
Com agendamento de mais de 6 mil pessoas, a terceira edição do programa irá contemplar, além dos moradores de Arembepe, demais usuários das regiões vizinhas, a exemplo das localidades de Jauá, Areias, Pé de Areias, e da zona rural de Açu da Capivara e Rancho Alegre. A ideia é aproximar ainda mais e ampliar o acesso ao Sesau Fila Zero das comunidades da costa de Camaçari atendendo e zerando a demanda represada durante os dois anos de pandemia, contemplando todas as pessoas cadastradas na lista de espera.
Os mais de 12 mil atendimentos encaminhados e/ou realizados nas edições anteriores foram comemorados pelo secretário da Saúde, Elias Natan. “Estamos muito felizes com o êxito do formato itinerante do programa, por ser uma ação importante e que vem promovendo e facilitando o acesso das pessoas, moradoras da costa do município, principalmente para essa demanda que estava reprimida”, pontuou ao dizer ainda que, “a gestão não está medindo esforços nem investimentos para promover e garantir a saúde da população”.
No local, foi montada toda uma estrutura, com o aparato tecnológico necessário, para a realização das avaliações que precedem as cirurgias, como consulta e triagem de enfermagem. Exames pré-operatórios, como ultrassom, Doppler, radiografias e ecocardiograma também são realizados.
Ainda são disponibilizadas consultas especializadas, como cirurgia-geral, urologia, cardiologia, angiologia e ortopedia. Caso haja algum procedimento que, por ventura, não possa ser ofertado na oportunidade, a pessoa sai de lá com o agendamento garantido.
A Diretora de Controle e Regulação do SUS em Camaçari, Elba Brito, falou satisfeita sobre o sucesso da ação. “A comunidade precisa, e é por isso que estamos aqui. Eles aprovam e ficam muito felizes em ter as suas demandas sanadas”. A gestora falou ainda que a iniciativa, que dura o dia todo, só será encerrada quando todos que comparecerem forem devidamente atendidos.
A ação envolve cerca de 100 profissionais. A Sesau ainda disponibiliza um esquema de transporte para buscar as pessoas residentes nas áreas mais remotas e trazer até o local onde estão sendo realizados os atendimentos.
A população marcou presença desde as primeiras horas do dia para aproveitar os serviços disponibilizados pela ação. Como foi o caso da cuidadora de idosos Silvana Moreira, 43 anos. “Essa é uma excelente oportunidade que todos nós estamos tendo para adiantar a realização dos procedimentos que aguardamos por tanto tempo e, assim, solucionar as pendências de saúde. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou a moradora da localidade de Areias.
Seguindo o calendário estipulado pela Sesau, a próxima edição acontece no dia 17/9, na USF Caminho do Mar, localizada no Vale da Landirana, na Estrada da Cetrel (BA-530) e irá beneficiar moradores da localidade de Barra do Jacuípe e do Residencial Caminho do Mar 1, 2 e 3.
Realizada no dia 6/8, a primeira ação do Sesau Fila Zero Itinerante ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Gordo, onde foram realizados mais de 5 mil procedimentos. Na segunda edição, ocorrida em 20/8, em Vila de Abrantes, foram cerca de 7 mil.
Para participar da ação, o cidadão precisa estar inserido na relação das pessoas que entraram na fila de espera da Central Municipal de Regulação entre setembro de 2019 e agosto de 2021. Para confirmar essa informação, basta perguntar na recepção da unidade de saúde do seu território ou ligar para o número 156.
A Sesau adota ainda o sistema de busca dos usuários cadastrados ligando e/ou enviando mensagem, por meio do aplicativo WhatsApp, para o número cadastrado no momento em que entraram na fila de espera.
O Programa Sesau Fila Zero foi lançado em janeiro deste ano e, de lá pra cá, já realizou mais de 91 mil procedimentos, entre exames e consultas pré-operatórias; exames e consultas especializadas; e cirurgias eletivas.