A homenagem prestada à DPE/BA na ALBA , nesta sexta-feira (24/05) também acabou sendo palco para o lançamento da cartilha institucional “Educar & Conhecer: Conhecendo para proteger”, produzida pela Defensoria por meio do Selo da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep.
De acordo com a coordenadora da Especializada em Direitos da Criança e do Adolescente, a defensora pública Gisele Aguiar, o objetivo da cartilha é proporcionar a conscientização das famílias de adolescentes apreendidos por suspeita de prática de ato infracional, oferecendo as orientações necessárias para agir em tais situações.
“A cartilha mostra, de forma objetiva, o caminho percorrido pelo adolescente no processo de apuração do ato infracional, desde sua apreensão até a liberdade assistida. Divulgando o direito desses adolescentes, também asseguramos de forma mais célere o ingresso do defensor público no processo”, declarou Gisele.
O material, com tiragem de 15 mil exemplares, foi feito a partir de folders informativos da DPE/RJ e adaptado pelos defensores da DPE/BA Antonio Cavalcanti, Bruno Moura, Gisele Aguiar, Maria Carmen Novaes e Mariana Salgado.
A Defensoria Pública tem investido na educação em direitos e produziu, desde 2015, mais de 20 produtos editoriais, em cartilhas e folhetos temáticos, que podem ser consultados no site da instituição (Clique aqui)
Texto: Ascom DPE-BA